sexta-feira, 18 de junho de 2010

O dia da quebra de tabus


A Grécia nunca tinha feito gols em jogos da Copa do Mundo. A Grécia nunca havia ganho uma partida em jogos da Copa do Mundo. Ontem, quinta feira, dia 17 de Junho, a Grécia fez gol em Copas - aliás, dois. Ontem, a seleção grega conseguiu sua primeira vitória. Após aquele jogo horroroso contra a Coreia do Sul, todos esperavam uma vitória da Nigéria. Entretanto, não foi o que aconteceu.

A Nigéria começ
ou melhor no jogo e chegou ao gol aos 16 minutos, na cobrança de falta de Uche, em que a bola passou por todo mundo, e foi parar no gol. 1 x 0 Nigéria. E quando todo mundo achava que aí se construiria uma vitória fácil, aos 33 minutos, a seleção nigeriana trata de complicar as coisas. Kaita, após provocação de Torosidis, dá um chute no jogador grego, fora do campo. Cartão vermelho para o nigeriano. Pronto, o que era pra ser fácil se torna difícil. A Grécia vai para o ataque e acaba empatando aos 44, num chute de Salpingidis, que bate num jogador nigeriano e mata o goleirão Eneyama.

No segundo tempo, com um a menos, a Nigéria não tinha muito como ir ao ataque. A Grécia, pelo contrário, partiu para o ataque e mostrou um futebol melhor que o mostrado no jogo anterior. Ótima chance teve o time grego aos 14, com Karagounis. No contra-atauq de tal lance, o nigeriano Obasi perdeu um gol incrível, que até minha avó morta faria!

A Grécia continuou no ataque, até que chegou à virada, aos 26 minutos, após chute Tziolis, rebote ridículo do goleiro Eneyama - Jabulani!!!!! - e sobra de Torosidis, que sozinho, empurra para as redes. Grécia 2 x 1; de virada. Depois disso, a Nigéria até tentou alguma coisa, mas não causou muito perigo aos gregos. Afinal, como iriam colocar pressão com um jogador a menos?

Fica a tristeza pelo fato de mais um time africano praticamente ter se despedido
da Copa. É uma pena, pois estava jogando bem e a expulsão de Kaita desestruturou o time. Bem, agora é olhar pra frente e pedir que algum milagre aconteça na última rodada - mesmo que eles não existam. À Grécia, resta tentar fazer algo contra a Argentina e conseguir sua classificação. Festa para os gregos, que finalmente quebram esse tabu terrível; tristeza para os nigerianos, que esperavam um resultado melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário