segunda-feira, 14 de junho de 2010

Gp dp Canadá - Hamilton vence e é líder do campeonato!


Em época de Copa do Mundo, ainda há espaço para a Fórmula 1. Mesmo com o mundo de olhos voltados para o futebol, 150 mil pessoas compareceram ao autódromo de Montreal para acompanhar a corrida. E diga-se de passagem, que corrida! Junto com as de Malásia e China, as duas que aconteceram na chuva, a melhor corrida do ano. Não sabia que em Canadá as corridas eram tão emocionantes e que sua pista possuísse tantos pontos de ultrapassagem!

Eletrizante desde o começo, com vários acidentes já na largada - como o ocorrido entre Massa e Luizzi, que obrigou o brasileiro a trocar seu bico e ir para último - , a corrida começou bem agitada. Entretanto, as quatro primeiras posições se mantiveram: Hamilton, Vettel, Alonso e Button. Pensou-se que Webber, Vettel e Kubica levariam vantagem por terem largado de pneus duros - que desgastam menos que os macios - mas isso não ocorreu. Assim como Hamilton, Alonso e Button pararam para trocar seus pneus macios, os outros três também pararam, pois mesmo os pneus duros estavam se desgastanto mais que o esperado. Para se ter ideia de tal desgaste, o primeiro pit stop foi feito na oitava volta! Nesse pit stop, Hamilton e Alonso, primeiro e segundo, entraram juntos nos boxes. Graças à lentidão da McLaren - marca registrada da equipe nesse ano - , o espanhol tomou a frente do inglês e assumiu a ponta.

Hamilton continuou na cola de Alonso, não deixando-o respirar. E foi na ultrapassagem de um retardatalho que o inglês se aproveitou. Alonso não negociou tão bem a sua, permitiu que o inglês pegasse o vácuo na reta - onde a McLaren é a mais veloz, por causa do duto de ar - e ultrapassou o espanhol, na 15ª volta, retomando a ponta.

O espanhol mesmo assim não desistiu e continuou na cola do inglês. Já estava quase ultrapassando-o, mas o inglês foi antes para os boxes trocar seus pneus, que já estavam se esfarelando. Após Alonso também
trocar os seus, Hamilton continuou na ponta, com Jenson Button em terceiro. Isso tudo teoricamente, pois a frente de todos estava Mark Webber, que ainda não havia feito sua segunda parada, numa tentativa de conseguir um lugar a frente de seu companheiro de equipe Sebastian Vettel. Entretanto, os pneus do australiano começaram a se esfarelar, e Hamilton mais Alonso chegaram nele. O inglês passou, mas o espanhol ficou preso e só conseguiu a segunda posição quando o australiano foi para os boxes.

Quando pensava-se numa nova pressão de Alonso em Hamilton, foi Jenson Button quem começou a pressionar o espanhol. Foi chegando, chegando, e também se aproveitando de um retardatalho, Button fez boa manobra em cima do espanhol, tirando-lhe o segundo lugar. E quem acreditava que haveria mais uma briga entre os dois pilotos da McLaren, errou. Até que se ensaiou tal confronto, mas Hamilton respondeu aos avanços de seu companheiro, até que a equipe pediu que economizassem combustível e pneus, que já estavam se esfarelando.

Enfim, o pódio foi formado mesmo pelos três e a McLaren construiu sua terceira dobradinha. Hamilton vence sua segunda corrida seguida e se torna líder do campeonato pela primeira vez no ano. Button vem logo em seguida, três pontos atrás, seguido de Mark Webber - , que terminou a corrida em quinto - , três pontos atrás de Button. Fernando Alonso vem em quarto, com 94 e Sebastian Vettel - que terminou em quarto - em quinto, com 90. A briga fica cada vez mais quente, e a esperança é de que outras corridas como essa venham seguidamente. P.S. Michael Schumacher: uma vez sujo, sempre sujo. Prejudicou Massa no final da corrida, tocando em seu bico, obrigando-o a fazer mais um pit stop e ficar fora da zona de pontuação. Fora o fato de ter jogado o carro em cima de Luizzi, quase tirando-o da corrida. Se é para pilotar assim, melhor parar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário