segunda-feira, 7 de junho de 2010

Melhor estreia, impossível


Penso que nunca ouvi nenhum álbum de estreia tão bom, tão cheio de energia quanto "Led Zeppelin I", o primeiro da saga de quatro fantásticos álbuns. Qualquer roqueiro que se preze deve gostar do Zeppelin. Afinal, o rock mudou depois que essa banda surgiu. 10 entre 10 bandas de Hard Rock foram influencidas pelo "Zeppelin de Chumbo", fora as de Heavy Metal. O Iron Maiden é uma prova disso, tanto que fizeram um cover de "Communication Breakdown", música deste álbum.

"Led Zeppelin I" já começa com tudo com "Good Times Bad Times", ótima música na qual a letra fala que o cara não se importaria se dividisse sua mulher com outro. Eh, aquele clima de paz e amor, ninguém é de ninguém; afinal, época dos hippies, né? Depois dessa, vem a calma e contagiante "Babe I'm Gonna Leave You", com um ótimo trabalho vocálico de mestre Pant. Logo após vem "You Shook Me", e em seguida, a melhor música do álbum e uma das melhor
es da carreira, "Dazed And Confused". Conseguindo misturar peso e calmaria, com vocais es
trondantes e solos de arrepiar, tal música tornou-se um clássico do Zeppelin. Seguem a essa
"Your Time is Gonna Come" - uma música mais calma -, "Black Mountain Side" - instrumental - e a pesada e elétrica "Communication Breakdown", talvez a música mais pesada que o Zeppelin já fez. E uma música muito pesada para 1969... Para fechar o álbum, vêm "I Can't Quit You Baby" e "How Many More Times", duas ótimas composições.

Mesmo não sendo o melhor álbum do Zeppelin, "Led Zeppelin I" se destaca pelo fato de ser um dos percursores de uma sonoridade mais pesada que o rock tomaria a partir dos anos 70, com bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Ac/Dc.

O Led Zeppelin parece ser daquelas bandas que já nasceram perfeitas. E este álbum de estreia mostra isso. Mostra mais que isso: apresenta o começa de um furação de energia e talento emanados de uma das maiores bandas de rock'n roll de todos os tempos.


"Led Zeppelin"

Gravado em Outubro de 1968, no Olympic Studios

Lançado em 12 de Janeiro de 1969.

Gravadora: Atlantic Records

Formação:

Robert Plant (Vocal)
Jimmy Page (Guitarra)
John Bonham (Bateria)
Jonh Paul Jones (Baixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário