quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Filmes de Drama Para Se Ver Antes de Morrer - Década de 90



Os Bons Companheiros (1990) - 145 min – Cor – Martin Scorsese - Um dos melhores filmes de Scorsese, "Goodfellas" conta a história de um mafioso que sempre quis uma coisa na vida: ser mafioso. Ele mesmo conta sua história, quando desde a adolescência fazia pequenos "favores" aos mafiosos, e com isso, foi ganhando a confiança deles. Já adulto, ele entra para a turma de mafiosos e tem a companhia de dois amigos inseparáveis. E é calcado principalmente nas aventuras e desventuras desses três personagens que Scorsese destila toda a sua maestria, contando com atuações maravilhosas de Ray Liotta, Robert de Niro e Joe Pesci, este último tendo sido laureado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Um dos maiores clássicos dos Anos 90.

Lanternas Vermelhas (1991) - 125 min – Cor – Zhang Yimou

O Silêncio dos Inocentes (1991) - 118 min – Cor – Jonathan Demme – Neste que talvez seja o melhor filme da década, Anthony Hopkins e Jodie Foster, com a ajuda da direção competente de Demme, simplesmente levam o filme. Sem apelar para o lado sanguinário, Demme constrói uma obra-prima cheia de tensão e cria um dos personagens mais fortes da história do cinema: o serial killer Hannibal Lecter. Para se ter medo dele, é apenas preciso que se olhe para ele. Conversar com este homem, mesmo protegido por vidros à prova de bala, pode ser perigoso. Não é só com armas – ou dentes – que ele pode lhe atingir. Ele pode muito bem lhe torturar impiedosamente com sua mente poderosa. Um dos três filmes que ganharam os cinco Oscar mais importantes, “The Silence Of The Lambs” é um filme brilhante.

Adeus Minha Concubina (1993) - 171 min – Cor – Kaige Chen

O Piano (1993) - 121 min – Cor – Jane Campion

A Lista de Schindler (1993) - 197 min – P&B – Steven Spielberg – Na minha opinião, o melhor filme de Spielberg e forte candidato a melhor filme a década. Acostumado a dirigir excelentes filmes de entretenimento, vez ou outra Spielberg prova que também pode fazer filmes mais profundos. O filme, baseado no livro homônimo, conta a história de Oscar Schindler, um nazista que ajuda judeus a fugirem dos centros de concentração, contratando-os para suas fábricas. Mas o filme não só conta o heroísmo de um predestinado homem. Ele também mostra os horrores da guerra. Com uma belíssima fotografia e imagens tocantes, “Schindler’s List” é um dos filmes mais emocionantes da história do cinema.

Um Sonho de Liberdade (1994) - 142 min – Cor – Frank Darabont – Baseado em um dos quatro contos do excelente livro “As Quatro Estações”, de Stephen King, este filme tocante conta a história de Andy Dufresne, que acaba indo para a prisão por matar sua mulher, algo que sempre jurou nunca ter feito. Obstinado, ele nunca perde a vontade de fugir do presídio. Com atuações brilhantes de Tim Robbins e Morgan Freeman, o filme é uma bela demonstração de alguém que nunca desiste de seu objetivo, e que fará de tudo para consegui-lo, mesmo que tudo e todos tentem ir contra isso.

Cortina de Fumaça (1995) - 112 min – Cor – Wayne Wang, Paul Auster

Transpotting (1996) - 94 min – Cor – Danny Boyle

O Paciente Inglês (1996) - 160 min – Cor – Anthony Minghella

Central do Brasil (1998) - 113 min – Cor – Walter Salles – Um belo filme, com uma atuação espetacular de Fernanda Montenegro, primeira atriz brasileira indicada ao Oscar. A história de uma escritora de cartas, que certo dia resolve criar um menino que perde sua mãe num acidente, emocionou e continuará a emocionar toda vez que assisti-lo. Um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Tudo Sobre Minha Mãe (1999) - 101 min – Cor – Pedro Almodóvar

Clube da Luta (1999) – 139 min – Cor – David Fincher – Um excelente filme, muitas vezes apontado pelos mais jovens como o melhor filme já visto. Exageros à parte, este filme é feito para um geração mais nova. Narrando sua própria história, o protagonista mostra como sua vida é vazia. Como não tem sono, é obrigado a passear pelos variados centros de ajuda, até que encontra Tyler Durden, que muda completamente sua vida. Com um roteiro fenomenal, que mexe até anarquismo, e com um final excepcional e inesperado, “Clube da Luta” é um filme cheio de tensão, ação e, acima de tudo, diversão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário