terça-feira, 16 de agosto de 2011

Recortes filmográficos


Filme: Patton: Rebelde ou Heroi?

Diretor: Franklin F. Schaffner

"Patton", talvez um dos dez melhores filmes de guerra, possui um dos personagens mais complexos da história do cinema: o general George S. Patton, interpretado de forma perfeita por George C. Scott; interpretação essa que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator em 1971. Rude e ao mesmo tempo engraçado, Patton destila sua língua desenfreada por todo o filme, conseguindo, ao mesmo tempo, que nos faça simpatizar e antipatizar. Eis algumas de suas melhores passagens:

"
O que o senhor acha do Marrocos, senhor Patton?
Uma mistura da Bíblia... com Hollywood.

Doutor, onde está o seu capacete?
Eu não uso quando trabalho.
Pois comece.
Eu não posso usar o estetoscópio usando o capacete.
Então faça dois buracos nele para usálo.

Isto é um quartel, não um bordel!

Essa carta veio de Alexander. Está dizendo para não tomar Palermo.
Mande-lhe uma mensagem: pergunte-lhe se quer que eu a devolva.

Não quero que os soldados me amem; quero que lutem por mim!

Oh!, lá vai ele; sangue e coragem!
Eh... nosso sangue e sua coragem.

Não fique sorrindo, Patton; eu não vou beijar você.
Que pena! Fiz a barba bem rente exatamente preparada para o seu beijo.

Aonde vai general?
Berlim. Eu quero matar pessoalmente aquele pintor de paredes.

Toda glória desvanece".


Nenhum comentário:

Postar um comentário