sexta-feira, 12 de março de 2010

Um filme que não parece ter sido feito por uma mulher




Opa, calma, pera lá; antes de me tacharem de preconceituoso, machista, deem-me a chance de explicar. Disse isso pois “Guerra ao Terror” é um filme dito “masculino”, ou seja, não parece ter sido feito por uma mulher. Quem o viu, acho que está entendendo o que digo. É difícil imaginar uma mulher dirigindo um filme de guerra. Porém, Kathryn Bigelow tornou isso possível. E o fez muito bem!
“The Hurt Locker” conta a história de um grupo americano encarregado de desarmar bombas no Iraque. Numa certa operação, o líder do grupo é morto enquanto desarmava uma bomba e é substituído por outro, muito talentoso, mas que parece não ter noção do perigo.

Cheio de ação, suspense e um pouco de humor, o filme de Bigelow é com certeza um dos melhores filmes do ano. Não achei tão estupendo assim para que ganhasse seis Oscarsmixagem de som, montagem, edição de som, roteiro original, direção e filme sendo que o de roteiro original, na minha opinião, pertencia claramente à “Bastardos Inglórios”. Achei a história desse último mais interessante, debochada e criativa. Entretanto, mereceu com certeza os outros, sendo que o de melhor filme eu daria à “Bastardos”.

Quanto ao de melhor direção, tenho que reconhecer que foi e muito merecido o prêmio para a bela Bigelow. Mostrou-se muito habilidosa atrás das câmeras, movimentando-a rapidamente, mudando de foco, manejando-a com cuidado e virtuosidade. Oscar merecido!

Reunindo direção de primeira linha, atuações que não comprometem, ótima trilha sonora e uma excelente fotografia, “Guerra ao Terror” pode não ser o “Nascido para Matar” da década, mas se mostrou um ótimo filme de guerra, criativo e sem apelações. E dirigido por uma mulher!!! Quer mais razões para ver esse filme?

P.S. Aqui entre nós, gostei muito quando vi a cara de sem graça do James Cameron ao constatar que havia perdido o Oscar de melhor filme. Todos acreditavam – inclusive a Bigelow – que se ela ganhasse o de melhor direção, ele ganharia o de melhor filme. Bem, as coisas não foram como planejado.... Também, seria uma injustiça, pois “The Hurt Locker” é mais filme do que “Avatar”! Queria perguntar à ele como é perder seis Oscars para sua ex-mulher.......

Um comentário:

  1. É até contraditório, não? A primeira vez que uma mulher ganha o Oscar, o faz por um filme legitimamente masculino. Quantos diretores homens já não fizeram filmes "femininos" e ganharam o Oscar como melhor filme ou direção?! Bem, vários, não tenho dúvidas. Mas, a nossa querida Bigelow ganhou fazendo um filme de Guerra!!! Foi ótimo, claro, mas não chamo isso de "mais uma conquista do sexo feminino", como muitos estão dizendo por ai. Acho legal o fato de ter sido a primeira mulher a ganhar o prêmio da academia, mas acho injusto dar tanta importância ao sexo, quase tira o mérito do filme. Ótimo post!

    ResponderExcluir