terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Os 13 petardos de Stanley Kubrick - Parte Final

Talvez para alguns eu vou estar exagerando, mas esses dois últimos filmes de que falarei aqui são, para mim, um dos mais incríveis de todos! Estou falando de "2001: Uma Odisseia no Espaço" e "Laranja Mecânica". O primeiro, na minha opinião, é o mais belo de todos; o segundo, possui o melhor roteiro de todos os tempos. Fora a direção, que talvez também seja a melhor.
Sem adiantar mais coisas sobre os filmes, vamos à eles!

2º 2001: Uma Odisseia No Espaço (2001: A Space Odissey's) - 1969

Apontado pela maioria dos críticos e fãs como o melhor filme de ficção de todos os tempos, "2001", pra mim, é, além disso, o filme mais belo de todos os tempos, como já disse acima. E isso porque em nenhuma outra película as imagens foram tão bem exploradas, quase que se excluindo o recurso do diálogo. Acho que filme nenhum fez isso com a grandeza de "2001". E essa falta de diálogo, na época em que soube, me deixou meio preocupado, pois ainda era habituado a filmes com diálogos extensos, que prendesse a atenção. Sabendo ainda que só existia 40 minutos de diálogo, me preocupei ainda mais! Entretanto, desde o começo do filme, com aquelas cenas de aurora, e a luta entre os macacos, fiquei impressionado, digo petrificado, com tamanha beleza e evolução para tal década.

"2001: Uma Odisseia no Espaço" conta, no século XXI, sobre dois astronautas que são enviados em uma missão à Júpiter para investigar um enigmático monolito que dá sinais de outra civilização. A bordo da nave Discovery, controlado pelo computador HAL 9000, eles partem, mas uma pane iniciaria uma tentativa de eliminar um a um dentro daquele ambiente.

Misturando trilha sonora excelente - uma das minhas preferidas - , efeitos especiais bem à frente do tempo, direção excelente, e até filosofia, "2001" consegue ser um filme quase perfeito, onde duas horas e quarenta de filme passam sem se perceber. Há o medo de se entediar por causa da falta de diálogos, mas a beleza é tanta, a direção é tão perfeita, que nem se preocupa com isso.

Enfim, é um filme para se ver e rever à vontade e sem preocupação. Se não entender nada, não importa. Este não é um filme para se compreender coisas, e sim, para se adimirar e se deleitar com as imagens e músicas fantásticas. Se não gostou, bem, aí azar o seu!


1º Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) - 1971

"Laranja Mecânica"!!! Tem que se ter cuidado ao falar desse filme, um dos mais polêmicos de todos os tempos. Além disso, ao lado de filmes como "Psicose" e "Táxi Driver" um dos mais injustiçados da história do Oscar. Ambos não levaram nenhuma estatueta! Fiquei - e ainda fico - perplexo ao saber que essa obra-prima do cinema não havia levado Oscar algum pra casa. Não imagino como um filme dessa grandeza não tenha ganho nada. Também, o que Kubrick queria ao mostrar violência explícita, e o que é pior, sem motivos, praticada por quatro jovens vândalos? Acharia ele que a tão inteligente e conservadora junta de críticos iria premiar um filme tão "violento" assim? Bem, a Academia sempre foi assim e sempre será.

"Laranja Mecânica" mostra uma Londres do futuro, onde um jovem lidera uma gangue de delinuentes, drogados, violentos e estupradores, anti-leis. Quando volta para a sociedade, regenerado na prisão, passa a sofrer com aqueles que antes eram suas vítimas. Baseado na obra de Anthony Burgess, que não sei porque odiou o filme, tem o roteiro mais revolunionário e bem feito de toda a história do cinema, além de ser a melhor adaptação literária, na minha opinião. Sou suspeitíssimo ao falar desse filme, pois é o meu preferido. Porém, acho que, tirando meus possíveis exageros, penso que todos que assistem este filme, o acham pelo menos ótimo. Alguns - como eu - acham fantástico. Outros, estranho. E uns poucos cegos, que não sabem o que é cinema de verdade, não gostam pois não entendem mesmo. Mas esses deve-se excluir...

Saindo das polêmicas, "Laranja Mecânica" é com certeza um dos melhores filmes de todos os tempos, com uma história totalmente fora-de-série, anormal, além de uma direção e fotografia também anormais. Quando o vejo, pareço estar vendo uma peça de Shakespeare, ou ouvindo minha música predileta, tamanha grandiosidade e adimiração tenho por ele. Sei todas as cenas, a maioria das falas e quais as tomadas, ângulos e closes que Kubirck fará. Parece coisa de doido? Pois que seja!!!
Bethoven, Kubrick e McDowell: um trio perfeito! O primeiro, por ter emprestado ao filme a magnífica nona; o segundo, por dar ao mundo uma das maiores obras-primas do cinema; o terceiro, por uma performance perfeita! "A Clockwork Orange" pode ser violento e ter inspirado muitos grupos skinheads, mas para essas acusações, o próprio Kubrick tem uma resposta: "Até Tom e Jerry é violento, mas ninguém reclama disso..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário