quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Filmes de Drama Para Se Ver Antes de Morrer - Década de 30


(E o Vento Levou, de Victor Fleming)

A Idade do Ouro (1930) - 60 min – P &B Mudo – Luis Buñuel


Luzes da Cidade (1931) - 87 min – P &B Mudo – Charles Chaplin - Esta bela obra do mestre Chaplin, que retrata a história entre o atrapalhado Carlitos e uma vendedora de flores cega, é um dos filmes mais fascinantes – e emocionantes - da história do cinema.

Scarface: A Vergonha de Uma Nação (1932) - 99 min – P &B – Howard Hawks

O Grande Motim (1935) - 132 min – P &B – Frank Lloyd

Tempos Modernos (1936) – 87 min - P &B Mudo – Charles Chaplin – Só mesmo Chaplin para misturar comédia com uma afiada crítica política à cada vez mais desenfreada mecanização da indústria. No que é, na minha opinião, um dos melhores filmes da década de 30, Chaplin conseguiu, mesmo que não se posicionasse entre construir um filme mudo ou falado, a perfeição.


A Grande Ilusão (1937) - 114 min – P &B – Jean Renoir – Este filme é considerado por muitos um dos melhores da história, devido à impressionante virtuosidade - e originalidade - com que é dirigido, deixando-o muito à frente de seu tempo.

A Mulher Faz o Homem (1939) - 125 min – P &B – Frank Capra

E O Vento Levou (1939) - 222 min – Cor – Victor Flemming, George Cukor –Este sim é certamente o melhor filme da década, e um dos melhores da história do cinema. Com uma das fotografias mais belas que já vi, uma história brilhante e cheia de reviravoltas, este filme merece todas as glórias que recebe.

A Regra do Jogo (1939) - 110 min – P &B – Jean Renoir


* À esquerda, cena de "A Grande Ilusão"; à direita, "Tempos Modernos"; à esquerda, novamente, "Scarface: A Vergonha de Uma Nação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário