




De acordo com pesquisa conduzida pela University of Warwick, da Inglaterra, adolescentes inteligentes ouvem heavy metal para lidar com as pressões associadas a serem talentosos.
Os pesquisadores analisaram 1.057 jovens membros da National Academy for Gifted and Talented Youth (Academia Nacional Para Jovens Especialmente Dotados e Talentosos), uma associação cujos 120.000 estudantes estão entre os 5% de melhor desempenho entre os jovens ingleses de 11 a 19 anos.
O resultado vem como um alívio para os pais cujos filhos, normalmente com cabelos compridos, são devotos de IRON MAIDEN, AC/DC e seus descendentes musicais. Os pesquisadores descobriram que, longe de ser um sinal de delinquência e pouca habilidade acadêmica, muitos adolescentes que gostam de Heavy Metal são por vezes brilhantes e às vezes utilizam a música para lidar com o estresse e a pressão de serem considerados diferentes.
Stuart Cadwallader, psicólogo da University of Warwick, apresentou os dados na conferência da British Psychological Society. Ele explica: "Há um senso comum de que estudantes especialmente dotados e talentosos gostam de música clássica e gastam muito de seu tempo lendo. É um estereótipo não muito preciso. Há estudos que ligam o Heavy Metal a fraca performance acadêmica e delinquência, mas encontramos um grupo que contradiz isso. É um grupo com auto-estima abaixo da média que não se sente incluido [na sociedade]. Eles sofrem de mais estresse e se voltam ao Heavy Metal como uma forma de aliviar esse estresse. Participantes disseram apreciar a complexidade e por vezes o conteúdo político do Heavy Metal mais do que o que encontram na música Pop. Há uma tendência a que isto [jovens gostarem de Heavy Metal] preocupe os adultos, mas eu acho que é apenas algo catártico. Não indica problemas."
Perguntados sobre seu tipo favorito de música, 39% dos estudantes pesquisados indicaram Rock, 18% R&B e 14% pop. 6% indicaram o Heavy Metal. O Heavy metal foi ainda citado como um dos cinco gêneros favoritos por um terço dos estudantes.
Preciso falar mais alguma coisa? Não passou da hora desse estereótipo de que rock - heavy metal e outros estilos - seria coisa de gente retardada, como falam por aí? Mais um preconceito a ser jogado por terra.
Se esta turnê se concretizar será a primeira vez que os chamados "Quatro Grandes" do thrash metal fariam uma turnê juntos como parte do mesmo cast. Megadeth, Slayer e Anthrax tiveram o Alice In Chains como banda de abertura na turnê Clash Of The Titans nos EUA em 1991, enquanto Metallica e Megadeth compartilharam palco no Reino Unido em 1993.
Em uma entrevista realizada ontem (quarta-feira, 2 de Setembro) em Londres, a Metal Hammer questionou Kerry sobre levar a turnê que o Slayer está prestes a embarcar com o Megadeth na Austrália e Canadá para o solo inglês.
"Eu acho que seria legal mas eu sabia que tínhamos isso planejado com o Megadeth antes das coisas acontecerem," disse King. "Eles vão para Austrália conosco, eles vão novamente para o Canadá conosco. Eu acho que seria legal para os fãs europeus trazer isso pra cá porque, caramba, nós nem considerávamos tocar com esses caras desde 1990."
Então seria possível que tivéssemos uma turnê que incluisse os "Quatro Grandes"?
"Eu ouvi pessoas falando do Lars," disse King. "Eu não conheço Lars tão bem assim e não ouví nada dele, mas aparentemente ele está falando com alguém a respeito. Talvez nós, Metallica, Megadeth (e), acho que ele falou do Anthrax e disse nessa época, eu sei que tivemos bons tempos juntos, mas como você deixa de fora o Machine Head? Há melhores opções que o Anthrax e isso não é nada contra o Anthrax, mas eles estiveram aos pedaços por algum tempo e isso não faz muito sentido pra mim."
Tá bom, vai ter sim! Seria um sonho; impossível de se realizar! Depois eu falo melhor sobre isso!