quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Está surgindo um novo fã de Quentin Tarantino

Sou mesmo propenso a gostar do cinema de Tarantino. Seus filmes, violentos e sanguinários por natureza, fora o deboche costumeiro, me chamam muito a atenção pelo fato de se criar um jeito diferente de se fazer cinema. E fazer um "cinema diferente" é o que se precisa hoje, em meio a tanta porcaria!

"À Prova de Morte" não é dos melhores filmes dele. E o fato de não ser um dos melhores dele não retira a alcunha de ser um filme muito bom - e violento, por sinal. O filme conta a história de quatro garotas que saem para se divertir. Enquanto andam de carro e param em diferentes lugares, vão conversando sobre coisas banais como um amasso que uma delas teve outro dia e uma paixão que a outra tem por um homem que não gosta dela da mesma maneira. Até aí tudo calmo. Entretanto, há um homem que as persegue. Saber o que ele quer, isso só vai descobrir quem ver o filme.

Em algumas partes do filme, Tarantino exagera nos diálogos, o que pode cansar o espectador. Entrementes, tais diálogos são muito interessantes e engraçados, o que, visto dessa forma, serve de incremento ao filme. Só achei que em algumas partes ele se alongou demais.

Sua câmera, como sempre, continua inquieta e ousada, com ângulos e tomadas que não se esperam fazer - como logo no começo, onde ele filma os pés de uma das quatro em frente ao vidro.
Sobre as atuações, tenho a dizer que Tarantino sabe escolher um elenco de mulheres bonitas como ninguém! É uma mistura de loiras, morenas, mulatas de deixar o sujeito maluco!; todas perfeitas! Fora a participação de Kurt Russel, figurinha sempre presente em filmes do grande Carpenter, e que fez o papel do cara que segue as garotas. Demorei até um pouco para reconhecê-lo, visto que os filmes que vi dele eram dos anos 80.
"À Prova de Morte" é tenso, sensual, engraçado, violento, recheado de palavrões; e o que interessa, um ótimo filme, o que é clichê quando se trata de Quentin Tarantino. A cada filme dele que vejo, me torno mais seu fã. Como sua videografia é pequena, pretendo ver todos, o que não será difícil. E que venha o próxima, e que seja tão bom quanto esse!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O melhor álbum do rock brasileiro



Sempre ouvi falar que antigamente os Titãs soavam mais pesado. Não havia ouvido muita coisa de antigamente, apenas músicas como "Família", "Sonífera Ilha", "Televisão" e por aí vai. Sendo essas meio que puxadas para o lado do pop rock, desconfiava um pouco desse "peso" que tanto falavam. Acontece que músicas como "Polícia" me davam alguma desconfiança de que os Titãs soram pesados algum dia...

"Cabeça Dinossauro", o álbum que falarei em questão, não é de todo pesado. Claro, tem suas composições punk, como a já falada "Polícia". E punk, punk mesmo só essa música. Esse "peso" o qual falo foi a "nova sonoridade" que eles buscaram depois de "Televisão"; algo mais cru, mais direto, digamos "escatalógico". E é isso o que se vê em suas letras e composições. Músicas nada complicadas, pelo contrário, simples, com letras diretas, escrachadas, debochadas.

Vê-se esse "deboche" desde a primeira, "Cabeça Dinossauro", que se compõe apenas de três expressões: "Cabeça Dinossauro/Pança de Mamute/Espírito de Porco". A música só tem isso, mais a base musical!!! Logo após vem "AA UU", que fala sobre a mecanicidade diária a que somos bombardeados: comer/dormir/pensar/falar"; é de enlouquecer mesmo, a ponto de gritarmos coisas sem sentido como "AA U
U"!!! "Igreja" é a próxima, e pra mim, é uma das melhores composições dos Titãs. Seja essa talvez a letra mais forte, mais direta, que tenha se dirigida a uma instituição do Estado. "Eu não gosto de padre/Eu não gosto de madre/Eu não gosto de frei.... Eu não gosto do papa/Eu não creio na graça/Do milagre de Deus". Alguém já escreveu coisa mais ateísta do que essa? É engraçado que quando se canta a parte "Não gosto", percebe-se a revolta na voz, como se dissessem: "Eu não quero essa merda, eu não gosto disso"!!!

Depois desse "hino ateísta" vem "Polícia", uma das mais conhecidas músicas dos titânicos e que todos os roqueiros das antigas pedem desesperadamente em seus shows, para que se formem as rodas punks. Essa é mesmo uma composição bem
punk, remetendo aos Ramones ou mesmo ao Dead Kennedys - que já pertence ao hardcore. Com versos simples e revoltosos, ataca outra instituição, dessa vez a polícia, falando que dela só precisa dela quem quer. Tal música deve ter sido feita após a revolta de Belotto e Antunes, presos no ano anterior por porte de heroína.

"Estado Violência", outra ótima composição, mais ritmada e menos "punkeada" vem a seguir. É uma das letras que mais me agradou, e também uma das melhores composições dos Titãs. Pen
a não ser tão conhecida. "A Face do Destruidor", uma música de apenas 34 segundos, se mostra pesada, muito pesada para a os moldes dos Titãs. Remonta até um pouco o trash metal. Não consigo entender muita coisa da letra, pois se fala muito rápido, além do som ter sido colocado ao contrário. "Porrada" segue o álbum, com uma letra muito debochada, que diz mais ou menos que os que não pertencem às "associações da sociedade" - tais como uma faculdade de Direito, ou até mesmo uma torcida organizada - merecem porrada. Continua o deboche e o escracho que norteou tal álbum.

"Tô cansado" é outra composição meio que "largada", sem comp
romisso, onde simplesmente se fala que se está cansado das coisas. "Bichos Escrotos" é a próxima, e penso que dela não preciso falar muita coisa. É um dos "clássicos titânicos" e desde criança c
onheço essa música. Também é uma letra bem direta, rebelde, em direção aos políticos e com u
m som mais "funkeado". "Família", a próxima, é um reggae, po
r incrível que pareça, o que mostra a junção de ritmos em que os Titãs permearam o álbu
m, não apenas direcionando-o para um lado mais pesado, mas também para composições mais alternativas e calmas. O mesmo ocorre com "Homem Primata", que com uma letra muito forte, traz um Titãs mais leve e ritmado. "Dívidas" e "O Quê" fe
cham o álbum, histórico na história do rock brasileiro. Essa última, uma música praticamente eletrônica, mostra a tendência que eles seguiriam a partir do próximo álbum.

Polêmicas à parte, "Cabeça Dinossauro", pra mim, é o melhor álbum da história da música nacional. Muito bem produzido, muito bem mesclado de ritmos - do punk ao reggae, passando pelo eletrônico - com letras fortes, diretas e rebeldes, que atacam desde a Igreja às classes altas, passando pela polícia, os Titãs construíram algo que é para ser lem
brado durante toda a vida de qualquer roqueiro que se preze e goste de rock nacional. Agora, para quem ouve músicas como "Enquanto houver sol" e "Isso", precisa saber que os Titãs, um dia, não foram tão "gays" como o são hoje.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Parabéns, Espanha!

Mesmo depois de mais de uma semana da comemoração do título da Copa do Mundo pelos espanhois, venho aqui parabenizar essa seleção, que apesar de não ter jogado maravilhosamente bem, fez por onde ganhar a Copa. Parabéns, Fúria!

E parabéns também aos alemães, que mesmo não tendo ganhado a Copa, como eu esperava, foi a única seleção que mostrou um futebol vistoso e de encher os olhos dos amantes do bom futebol!

E até a proxima Copa!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

E que venham as semifinais

Antes das tão esperadas semifinais, vieram as quartas. Vamos à elas:

Brasil 1 x 2 Holanda - Foi vergonhosa a forma como a seleção brasileira saiu da Copa. Perdeu para um time improdutivo, que só sabe tocar a bola pra lá e pra cá e arrumar alguns lances de vez em quando. Foi ridículo o segundo gol - contra - e foi ridícula a forma como jogou o segundo tempo, melhor, a seleção não entrou no segundo tempo! Quem entrou ali foi um bando de jogadores mentirosos, enganadores e sem vergonha na cara. Todo mundo sabia, estava mais do que escrito que Felipe Melo um dia iria fazer uma merda. O dia chegou, enfim! Só quem não viu foi o senhor Dunga, o qual eu sempre fui contra. Parecia estar claro - mas eu não via - que um dia o sonho do hexa iria embora, mais uma vez. Enfim, uma grande decepção, tanto para mim, como para os milhões de brasileiros que estavam torcendo.

Uruguai 1 x 1 Gana - Uma pena, mas muita pena mesmo Gana não ter se classificado. Jogaram
de igual (4 x 2) para igual - às vezes até mais - contra os uruguaios e ainda tiveram a chance de ouro, ao ter um penalti a seu favor nos últimos segundos do segundo tempo da prorrogação. Infelizmente, Gyan perdeu. Nos penaltis, já com o time desiquilibrado, os ganeses acabaram perdendo. Uma pena para os africanos, que pela primeira vez teriam uma seleção nas semifinais. Felicidade para os uruguaios, que depois de 60 anos conseguem chegar a uma semifinal de Copa do Mundo.

Alemanha 4 x 0 Argentina - Que futebol alegre, fabuloso e encantador a seleção alemã apresentou novamente! Nunca em meus poucos anos de acompanhamento de futebol, mas nunca mesmo, vi um time ou seleção jogar de forma tão fantásticas como essa fantástica seleção germânica. Mereceu, e mereceu muito ganhar los hermanos de tal placar elástico. Eu setenciei essa vitória no post passado, só não esperava que a diferença fosse tanta!!!
O que mais gostei nessa seleção foi a "ressurreição" do futebol arte, do futebol com pontas, do futebol para a frente, para o ataque. A Alemanha ataca com um meia ofensivo, dois pontas e dois volantes que vão à frente. E o mais incrível, que quando o time se defende, se defende com quase todos os jogadores. Parece que o time se multiplica; uma coisa surreal! Na minha opinião, é a campeã de 2010, com todos os louros e palmas aos alemães.

Espanha 1 x 0 Paraguai - Também foi triste ver os paraguaios irem embora da Copa. Jogaram de igual para igual, de forma firme, não tomando conhecimento da fama espanhola. Marcaram brilhantemente os noventa minutos, impedindo que o tão esperado futebol arte espanhol continuasse não aparecendo. Além disso, foi vergonhosamente roubada, ao ter anulado um gol legítimo e não ter voltado sua cobrança de penalti, onde houve invasão de dois espanhois. No fim, os espanhois acabaram se classificando, mas levarão um passeio da Alemanha.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

E as quartas já estão definidas

Antes de falar das quartas de finais, acho melhor falar das oitavas.

Resultados:

Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul - Que bom um time sulamericano ter passado de fase. Pena a seleção coreana - uma boa seleção - ter saído tão cedo. Merecia pelo menos estar nas quartas, mas tiveram a infelicidade de pegar um time superior.

Gana 2 x 1 Eua - Foi ótimo ver uma seleção africana - pelo menos uma! - nas quartas de finais. A seleção ganesa é técnica, e se jogar com vontade, passa do Uruguai, mesmo eu achando um pouco improvável...

Alemanha 4 x 1 Inglaterra - Foi ótimo, mas ótimo demais ter visto aquela seleção inglesa voltar mais cedo para casa. Mais cedo não, pois voltou foi tarde! A Alemanha, finalmente, voltou a mostrar seu ótimo futebol que agradou a todos no primeiro jogo. Na minha opinião, se continuar assim, vai pra final com certeza.

Argentina 3 x 1 México - Bem, não preciso nem falar do erro escandaloso da arbitragem ao não ter anulado o gol impedido de Tevez. O jogo estava 0 x0 e a seleção mexicana estava melhor na partida. O gol desconcentrou o time, e daí veio a derrota. Mas a felicidade "maradonesca" acabará no sábado!!! Duvido muito que eles ganhem da Alemanha!

Holanda 2 x 1 Eslováquia - O adversário do Brasil ainda não mostrou o futebol que tanto prometeram antes da Copa. Claro, a camisa tem peso, mas acho difícil passar pela seleção brasileira.

Brasil 3 x 0 Chile - Uma boa vitória, mostrando bom futebol. Não o ainda esperado, mas melhor do que nas outras partidas. Kaká, aos poucos, volta a mostrar seu futebol. Além disso, o esquema que o cabeça-dura do Dunga usou nessa partida mostrou-se bem mais competente que o outro. Entretanto, Ramires já não vai poder jogar - está suspenso - , desmontando tal esquema. Passando da Holanda, espero que o rabugento volte a usar tal esquema, em que a seleção é mais rápida e visa mais o ataque.

Paraguai 0 (5) x 0 (3) Japão - Em um jogo horrível, em que ambos os times só souberam se defender, o resultado acabou sendo decidido nos penaltis, onde a seleção paraguaia ganhou de 5 x 3. É bom ver mais um time sulamericano nas quartas!

Espanha 1 x 0 Portugal - A Fúria é outra das seleções que ainda não vi jogar o futebol tão comentado. Ganhou da seleção portuguesa - que seleção fraca, hein? - de um gol apenas e não mostrou muita bola não. Cristiano Ronaldo acabou de me convencer que não passa de um jogador de time, mais preocupado em se posicionar para as fotos do que defender seu país. Pra mim, isso não é craque.

Enfim, que venham as quartas de finais!!!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Jogos das Oitavas de Finais

Uruguai x Coreia do Sul

Estados Unidos x Gana

Alemanha x Inglaterra

Argentina x México

Holanda x Eslováquia

Brasil x Chile

Paraguai x Japão

Espanha x Porrugal

E que vençam os melhores! Tomara mesmo...

Placares

Holanda 2 x 1 Camarões - Holanda 100% de aproveitamento.

Japão 3 x 1 Dinamarca - E os Nipônicos passam para as oitavas!!!

Itália 2 x 3 Eslováquia - Adeus Azurra! Como eu gostei!

Paraguai 0 x0 Nova Zelândia - Paraguai em primeiro; Eslováquia em segundo!

Brasil 0 x 0 Portugal - Um dos piores jogos da Copa!

Costa do Marfim 3 x 0 Coreia do Norte - Os marfineses jogaram contra ninguém, ne?

Espanha 2 x 1 Chile - Fúria na liderança!

Suíça 0 x 0 Honduras - A incompetência suíça no ataque impediu-os de se classificarem.


Apenas alguns poucos comentários a fazer...

Quanto aos holandeses, é melhor não irem se animando, pois a Laranja não mostrou a seleção que tanto se falou antes da Copa.

Ao Japão, parabéns pelo bom futebol apresentado e com certeza dará trabalho na fase eliminatória.

A Itália, com seu futebolzinho murcho desde a primeira partida, mereceu e muito a eliminação. A Eslováquia foi mais time durante os 90 minutos, e mereceu a vaga. Essa seleção eslovaca também vai dar trabalho!!!

O Paraguai também mostrou um bom futebol, com bola no chão, com pouca firula e muita objetividade.

A seleção brasileira não jogou nada, e junto com Portugal, protagonizou um dos jogos mais feios da Copa até agora. Pelo menos serviu para mostrar como depende de Kaká e Robinho e como Júlio Batista não merecia a vaga. Lúcio, que é um zagueiro, tinha que toda a hora carregar a bola, passar por um ou dois e entregar para um dos meias. Parecia que eles estava mostrando: será que é tão difícil fazer isso?

A Espanha ganhou do Chile, tudo bem. Entretanto, ainda estou esperando pelo grande futebol que todos prometeram antes da Copa. Estou vendo que a Fúria é outra daquelas seleções de jogadores de clube, talvez pior ainda que a Holanda. Só perde pra Inglaterra!